A Medicina do Viajante faz a avaliação personalizada dos riscos de saúde associados às viagens, prestando aconselhamento acerca da prevenção de algumas doenças e outras ocorrências. Dependendo do local de destino, existem algumas recomendações a fazer aos viajantes, como por exemplo: cuidados com alimentos e água, proteção contra picadas de insetos, administração de determinadas vacinas, toma de certos medicamentos, etc.
A Consulta do Viajante deve ser realizada idealmente pelo menos um mês antes da viagem.
Caso tenha em sua posse, deve trazer para a consulta os seguintes documentos:
- Boletim de Vacinas
- Certificado Internacional de Vacinação (se já tiver um)
Se em algum momento da sua vida realizou análises sanguíneas relacionadas com a Hepatite A ou com a Hepatite B, deve acompanhar-se igualmente desses resultados.
Análises do tipo:
- Anticorpo VHA
- Antigénio HBs
- Anticorpo HBc
- Anticorpo HBs
- Título do Anticorpo HBs
Existem destinos com risco aumentado de transmissão de alguns vírus que provocam hepatites e algumas podem ser prevenidas por vacinas.
Se nunca fez estas vacinas nem realizou as referidas análises ou não sabe, não precisa de se preocupar, na consulta será avaliado o que é ou não necessário para a sua situação.
A vacina contra a Febre Amarela (Stamaril®) e a vacina contra a Febre Tifóide (Typhim Vi®) só poderão ser administradas nos Centros de Vacinação Internacional. Estas vacinas podem ser ou não recomendadas, de acordo com o seu destino de viagem.