• Rua 25 de Maio, Nº 119, 5370-535 MIRANDELA
  • Tel: 278 400 400
  • Atendimento Permanente 24H/365 Dias

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MELATONINA?

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MELATONINA?
22 de Maio, 2020

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MELATONINA?

A melatonina é uma hormona produzida pela glândula pineal, localizada no centro do cérebro, que regula o ciclo sono-vigília – um padrão diário que determina quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.

A produção desta hormona só ocorre à noite, ou seja, só é ativada quando não se verificam estímulos luminosos, induzindo o sono.

– A escuridão faz com que o corpo produza mais melatonina, sinalizando-o para se preparar para o sono, sendo que, normalmente os níveis de melatonina começam a aumentar ao final do dia, depois do pôr do sol, mantendo-se elevados durante a maior parte da noite, enquanto está no escuro;

– A luz diminui a produção de melatonina e sinaliza o corpo para se preparar para ficar acordado. Assim, no início da manhã, quando o sol nasce, os níveis de melatonina caem, fazendo com que acorde, de forma natural.

Existem alguns fatores que impedem a produção e libertação de melatonina! Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Outro fator é a iluminação artificial, por isso evite ver televisão ou estar no computador, particularmente nas horas antes de se deitar e se precisar de estar acordado à noite utilize uma luz de fraca intensidade e de cor quente, alaranjada ou avermelhada.

Lembre-se sempre que, uma noite bem dormida é essencial para o organismo e, muitas vezes, a adoção de alguns hábitos pode ser suficiente para conseguir um sono adequado.

Vários estudos demonstram que a melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, por aumentar o tempo total de sono, e diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.

Como utilizar a melatonina?

Apesar de ser uma hormona produzida naturalmente pelo organismo, o uso do suplemento de melatonina pode causar alguns efeitos colaterais. Por isso, o uso de suplemento de melatonina deve ser recomendado e acompanhado por um médico especialista.

Saiba mais com os nossos especialistas sobre as possíveis causas do seu problema de sono para que este avalie qual a melhor estratégia de tratamento para o seu caso.

278 400 400 ou www.htq.pt

Porque saúde é cuidar e cuidar é ser próximo!

Translate »