É um dos mitos da saúde. Não existe qualquer relação científica entre tomar banho e a digestão.
A indigestão pode ser causada por ter comido demais ou demasiado depressa, stresse ou por fazer esforço físico durante a digestão. Pois, quando acabamos de comer, o sangue vai atuar absorvendo os nutrientes do intestino e transporta-os para o resto do corpo. Ao aplicar outro esforço físico durante o processo da digestão, outras partes do corpo vão solicitar o sangue que está no intestino e poderá acontecer uma indigestão.
“Mas na teoria, um banho de água fria poderá provocar uma indigestão.”
É verídico, mas apenas em casos raros. Dependendo sempre da temperatura da água e não das horas após uma refeição.
Uma das funções básicas do organismo humano é a termorregulação, pelo que, quando expostos a temperaturas extremas, a normalização da temperatura corporal ideal para as atividades funcionais, torna-se prioritária em relação às restantes.
Resumindo, quando tomamos banho em águas extremamente geladas isto pode provocar uma distribuição sanguínea e perturbar o normal funcionamento da digestão.
Tranquilize-se, nas praias portuguesas, principalmente nas algarvias, a temperatura da água dificilmente lhe provocará um choque térmico.
Dica final
Os especialistas aconselham esperar uma hora após uma refeição, antes de tomar um banho ou dar um mergulho. Admitindo que, enquanto efetua essas atividades, pode estar a efetuar esforços físicos suficientes para impedir o processo normal de digestão.
Outros mitos
“Depois de comer, um banho no mar fará pior que em casa.”
“Se tomarmos banho até meia hora após a refeição, não sofremos indigestão.”
“É melhor tomar um duche, ao invés de um banho de imersão após um refeição.”