• Rua 25 de Maio, Nº 119, 5370-535 MIRANDELA
  • Tel: 278 400 400
  • Atendimento Permanente 24H/365 Dias

Passa muito tempo sentado no trabalho?

Passa muito tempo sentado no trabalho?
8 de Setembro, 2021

Passa muito tempo sentado no trabalho?

Passa muito tempo sentado no trabalho? Ergonomia pode ser a chave para deixar de sentir tantas dores de costas depois de um dia no escritório.

Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho em um contexto específico, para que os aspetos que dificultam o desenvolvimento do trabalho possam ser observados a fim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo.

Sabendo que, estas condições gerais de trabalho, em que se inserem, além da postura, o mobiliário, a iluminação, equipamentos, temperatura e ruído, são os principais causadores e problemas que afetam a saúde dos trabalhadores.

Os objetivos passam por – além da prevenção de acidentes e patologias, aumentar a eficiência organizacional, lucro e produtividade. Estando estes ligados ao melhor conforto, segurança e saúde dos trabalhadores.

Os seus benefícios

Valorização profissional: Uma empresa preocupada com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores está a aumentar a segurança individual e coletiva dentro da equipa. Isso reflete-se na valorização profissional.

Redução de faltas: As técnicas ergonómicas e os equipamentos adequados à atividade profissional reduzem os riscos de acidente e doença, diminuindo assim a taxa de ausências no contexto laboral.

Aumento da produtividade: Ferramentas de trabalho adequadas, equipamentos ergonómicos e a prática de ginástica laboral nas pausas são alguns dos fatores que aumentam a motivação dos colaboradores e fazem com que trabalhem mais e melhor.

Exercícios que pode fazer no seu posto de trabalho:

  • A cada duas horas sentado, caminhe 3 a 5 minutos para relaxamento da postura e reequilíbrio postural. Se não for possível caminhar, levante-se e quebre a posição de trabalho durante alguns segundos.
  • Alongamento dos membros superiores à frente e evolução para cima 

    ergonomia

    ergonomia

  • Alongamentos laterais do tronco à esquerda e direita 

    ergonomia

  • Alongamento lateral da cervical numa posição de descontração corporal 

    ergonomia

  • Alongamento da parte glútea e lombar

ergonomia

 

- Saúde
Traduzir»