Em novembro comemora-se o mês de consciencialização para a saúde do homem, num movimento chamado “Movember”, em português “Novembro Azul”, que pretende consciencializar a população para as doenças masculinas, com particular destaque para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Cancro da Próstata
O cancro da próstata é a neoplasia mais frequente (com maior incidência) nos homens em Portugal, e a segunda mais comum nos homens em todo o mundo, segundo os dados mais recentes (Globocan, 2022).
Fatores de Risco
Existem fatores que podem estar associados a um maior risco de cancro da próstata, sendo os mais relevantes:
- A idade (mais frequente em homens com mais de 50 anos);
- A história familiar (homens com história de cancro da próstata na família têm maior probabilidade de ter a doença);
- Fatores hormonais;
- Fatores ambientais (como a poluição e exposição a substâncias químicas);
- Fatores comportamentais (como o consumo de álcool e dietas ricas em gorduras saturadas).
Diagnóstico
Na maioria das situações, o cancro da próstata é uma doença que cursa com uma evolução lenta, que pode não se manifestar de imediato, e ter anos de evolução até que surjam os primeiros sintomas. Deste modo, torna essencial a sua deteção numa fase precoce, que permita fazer um tratamento curativo.
O rastreio de base populacional ainda não está institucionalizado, contudo existem recomendações que defendem que homens com idade igual ou superior a 50 anos (ou 45 , na presença de fatores de risco) sejam alvo de um rastreio oportunístico, através de exames específicos, como a palpação da próstata através do toque retal, e de análises sanguíneas com o doseamento do PSA (Antigénio Específico da Próstata).
No caso de existirem alterações nestes exames, ou na eventualidade do aparecimento de sintomas, como dificuldade ou dor ao urinar, urinar mais frequentemente e especialmente durante a noite, ou em pequenas quantidades, incontinência urinária, presença de sangue na urina e/ou no sémen, deverá posteriormente ser avaliado numa consulta da especialidade de Urologia, para uma avaliação mais direcionada, e eventual realização de exames complementares de diagnóstico para esclarecimento.