• Rua 25 de Maio, Nº 119, 5370-535 MIRANDELA
  • Tel: 278 400 400
  • Atendimento Permanente 24H/365 Dias

SABE QUAL É O PAPEL DO MÉDICO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR?

SABE QUAL É O PAPEL DO MÉDICO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR?
19 de Maio, 2020

SABE QUAL É O PAPEL DO MÉDICO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR?

O médico de família é um médico que conhece bem o seu doente, está disponível e acessível nos momentos de doença aguda (no Atendimento Permanente), está sempre alerta para diagnosticar as doenças numa fase inicial (prevenção) e acompanha as doenças crónicas (nas consultas externas), bastante prevalentes na nossa sociedade.

A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica orientada para os cuidados de saúde primários e procura entender a pessoa como um todo. Não aborda apenas o doente e a sua saúde física, mas procura integrá-lo no contexto da sua vida, dos seus problemas, da sua cultura, da sua comunidade, dos seus medos, crenças, expectativas e necessidades.

Ao não excluir nenhuma idade na sua abordagem, ou seja, o Médico de Família faz o seguimento de um doente desde o nascimento até à morte, permite o acompanhamento durante toda a sua vida. A Medicina Geral e Familiar é ainda um elo de ligação com as outras especialidades, já que o médico vai encaminhar o doente, que necessite de cuidados mais especializados, para a especialidade mais adequada.

No Hospital Terra Quente, pode encontrar a Medicina Geral e Familiar na consulta programada, onde se espera que, com os contatos repetidos nas várias consultas, seja criada a confiança necessária para estabelecer um vínculo com o seu médico, com o intuito de poder fazer um acompanhamento abrangente e continuado da sua saúde, respeitando sempre a autonomia do doente.

Sendo uma consulta em que muitas vezes os doentes surgem com diversas queixas, o Médico de Família faz uma gestão dos problemas, procurando dar uma resposta com base na prioridade do doente, mas também na do médico. Na consulta programada de Medicina Geral e Familiar pode perceber como prevenir o aparecimento de doenças, abordar alterações recentes na sua saúde ou ser acompanhado pela(s) sua(s) doença(s) crónica(s) independentemente da idade ou género, com recurso aos exames auxiliares de diagnóstico mais adequados a cada caso:

  • Hipertensão arterial
  • Diabetes mellitus
  • Colesterol elevado,
  • Obesidade
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Doença respiratória crónica
  • Patologia tiroideia
  • Insuficiência cardíaca

A Medicina Geral e Familiar estará presente no Atendimento Permanente deste Hospital, com funcionamento 24 horas durante 365 dias do ano, para o atendimento dos doentes com necessidades de cuidados imediatos, como por exemplo, dor no peito, sintomas que sugiram infeção respiratória, febre alta, dor de barriga, possibilidade de fratura óssea, sintomas que sugiram infeção urinária, ferimentos, entre outros. A abordagem do doente com doença aguda inclui, por vezes, a colaboração de outras especialidades, se o caso clínico assim o justificar.

Translate »