Mesmo em casa, o nosso corpo está exposto a agressões externas. No entanto, o nosso corpo está preparado com um complexo sistema de defesa: o sistema imunitário, que tem como finalidade proteger o corpo contra microrganismos, como vírus e bactérias.
Os hábitos alimentares e o estilo de vida desempenham um papel fulcral na manutenção e fortalecimento do sistema imunitário.
São fontes alimentares de vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. O seu consumo, impede a morte das células e permite que o organismo esteja mais preparado quando for exposto aos agentes agressores.
Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Quando os níveis de selénio no organismo estão baixos, ficamos mais suscetíveis a gripes e constipações. Os cogumelos também são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.
As sementes de abóbora possuem zinco, que é um mineral que atua e regula a função das células do sistema imunitário.
As amêndoas são ricas em vitamina E e B3 (niacina). Estas duas vitaminas juntas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress.
Contem bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.
Combate diretamente a bactéria associada à gastrite, úlceras e neoplasia do estômago. Para além disso, possui na sua constituição bioquímica substâncias que estimulam a atividade celular do sistema imunitário.
Possuem folato, que participa na produção de novas células e na reparação do ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
A sua atividade antioxidante pode estar ligada ao combate do envelhecimento e à redução do aparecimento de alguns tipos de neoplasia.