Publicação

Dia Mundial da Alergia

0

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Alergia com o intuito de alertar para a importância do tratamento das alergias, seja pelo impacto crónico destas ou pelo risco letal em certos casos.

A alergia ocorre quando o sistema imune duma pessoa reage inadequadamente a substâncias chamadas de alergénios, habitualmente toleradas por outros. Desenvolve-se uma resposta inflamatória intensa com sintomas diversos consoante os diferentes órgãos envolvidos. Ademais a clínica é influenciada pela idade de apresentação com peculiaridades específicas na criança, no jovem, no adulto e inclusive no idoso.

Pode manifestar-se por quadros inflamatórios crónicos progressivos ou recorrentes tais como a rinite alérgica, sinusite crónica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária e angioedema.

Destaca-se ainda as manifestações episódicas mas potencialmente letais como os quadros de alergia alimentar (anafilaxia, síndrome de alergia oral, esofagite eosinofílica,...), alergia a medicamentos e a anafilaxia a veneno de himenópteros (abelhas/vespas).

Em Imunoalergologia dispõe-se de ferramentas diagnósticas e terapêuticas já amplamente estudadas a que se juntam inovações recentes e outras em desenvolvimento que permitem a abordagem dirigida da patologia alérgica. Procura-se mitigar as diversas manifestações de alergia com tratamentos específicos e individualizados, reduzindo efeitos secundários e proporcionando o máximo de melhoria de qualidade de vida. Recorrendo a uma abordagem holística, individualizada e continuada pode-se antecipar os diversos desafios do curso natural da doença contextualizados no processo dinâmico que é o crescimento e, mais tarde, o envelhecimento.

Ao se aproveitar momentos de intervenção precoces, promove-se o pleno desenvolvimento físico, psíquico e social de cada indivíduo.

Para obter mais informações, não hesite em contactar-nos por e-mail (geral@htq.pt), telefone (278 400 400) ou através da nossa plataforma de marcações online (http://bit.ly/marcarHTQ).