Consulta de Psicomotricidade: porque reabilitar não é só melhorar
20/07/2018
Consulta de Psicomotricidade: porque reabilitar não é só melhorar image

A Psicomotricidade é a especialidade técnica que intervém nas áreas da saúde e da educação, ao nível neuromotor e cognitivo, nas diferentes faixas etárias do período neonatal ao geriátrico. Promove a estimulação, aquisição e manutenção de competências, tanto na perspetiva preventiva e profilática, como na vertente reeducativa/terapêutica em caso de défice ou dificuldade instalada. 

No desenvolvimento infantil atua especificamente nas perturbações e atrasos globais e específicos do desenvolvimento psicomotor, dificuldades de aprendizagem (disgrafia, disortografia, dislexia, discalculia), problemas de coordenação, lateralidade, equilíbrio e estruturação no tempo e no espaço, perturbações do comportamento (motor, sócio-afectivo) e alterações da noção do corpo.

Na idade adulta centra-se na reeducação gnoso-praxica de incidência neuromotora ou cognitiva, adequação do comportamento motor e relacional, alterações do foro psicossomático, entre outras.

Utiliza abordagens em formato de jogo e outras formas de expressão corporal, dinâmicas relacionais, instrumentais e psicopedagógicas.

A Consulta de Psicomotricidade presta os seguintes serviços diferenciados:

- avaliação formal do desenvolvimento psicomotor em crianças (através de entrevista semiestruturada, instrumentos e metodologias padronizadas, validadas e certificadas);
- intervenção terapêutica nas perturbações do comportamento;
- intervenção reeducativa e psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem (global e especificas);
- referenciação para diagnóstico clínico e encaminhamento escolar;
- avaliação do desempenho psicomotor na idade adulta e sénior;
- reabilitação psicomotora no contexto da disfunção neurológica e psicopatológica.

Publicado por Admin
Copyrights ©2018: Hospital Terra Quente
Powered by: MOSANO©